terça-feira, 8 de março de 2011

Enrolados

O que há de errado - ou muito certo - nesse cartaz?

Enrolados é uma animação de computação gráfica 3D da Disney muito boa, envolvendo uma protagonista de contos de fada até então deixada de lado: Rapunzel.

Lembra o que já foi feito anteriormente pela Casa do Mickey, com números musicais e bichinhos engraçadinhos - ainda que se limitem a dois, sensacionais: o camaleão cúmplice de Rapunzel e um cavalo totalmente psicopata. Lembra também um pouco outra obra da casa, o magnífico Aladdin, em que uma princesa vai conhecer o mundo com a improvável ajuda de um ladrão por quem, claro, apaixona-se até o final da trama.

Quié?

Outros repetecos se dão: apesar do que foi dito sobre os bichinhos engraçadinhos, há uma hoste de humanos desajustados e caricatos que agem em reforço à princesa/os mocinhos, como no tão promissor Atlantis (e que havia sido dito de que não haveria "bichinhos"... pois). O que me faz suspeitar de certas influências, por sua vez, conforme mais abaixo.

A grande mudança se dá com a aproximação do humor e expressividade da animação com o que se vê da Warner Bros., por exemplo, até mesmo com o radical Tex Avery, e consequente distanciamento do formalismo tradicional disneyano. Ao final dos (belos) créditos, há um agradecimento ao "Pixar Think Tank", e ter John Lasseter como produtor executivo explica muita coisa - embora esta não tenha sido uma animação via Pixar.

O enfoque do levemente disfuncional por parte dos personagens começa por Rapunzel, bela, meiga, inocente e atrapalhada: Rapunzel chega a ser uma caricatura desse comportamento padrão das princesas disneyanas. Isto, e o clima de contos de fadas caricato remete imediatamente a Shrek (2001), da concorrente direta Dreamworks, e pelos últimos resultados da franquia, reteve somente as boas dicas. Ainda que a história de Rapunzel seja a da princesa prisioneira no alto de uma torre desde sempre, no cinema Fiona precede.

Rapunzel e Fiona: diretas da torre, divertidas e disfuncionais.

Mas independentemente das comparações, Enrolados diverte adultos e crianças, é muito bom, sim. Achei o resultado melhor do que outro recente "desenho com princesa" da Disney, A Princesa e o Sapo (2009).

Vi legendado, porque dublagem com "famosos" sem treino algum, tô fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário